segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sábado de aniversário

Depois de andar um bocadinho desaparecida... estou de volta.
Este fim-de-semana andei preguiçosa.... tanta coisa que gostaria de partilhar aqui, mas a preguiça de vir até à net venceu-me.
No sábado fui até à aldeia, a minha primaça fez anos e fomos até lá para festejar o aniversário dela.
Entretanto fui até à horta colher alguns vegetais para trazer para casa... e surpresa.... os morangos, apesar do mau tempo, estão cheios de força e até já têm florinhas :
Isso quer dizer que mais uns tempos e já há moranguinhos...... estou ansiosa!!!

A minha primaça estava tão contente por estarmos todos juntos que fez um almoço digno da realeza, até pensei que tinha convidado a aldeia toda para almoçar..... estava tudo tão bom...... mas houve um doce, que eu adoro, e que quero partilhar.
A minha tia, que já faleceu, fazia este doce imensas vezes, e lembro-me de miuda come-lo imensas vezes.
Bem, nome não há, mas vamos chama-lo de doce da maça reineta.... e quantidades? pois é tudo a olho....
E eis o bom aspecto que tem.....
Então é assim:
Faz-se uma papa de maça reineta, cozendo as maças com pau de canela (tira-se o caroço e coloca-se o pau de canela no sitio do caroço) e vinho do porto.... para os mais gulosos pode colocar-se um pouquinho de açucar. Depois esborrachar as maças com um garfo, para não ficar muito passado.
Coloca-se o puré no fundo do recipiente.... por cima, colocam-se bolachas Maria embebidas em café bem forte sem açucar. À parte, fazer leite-creme, daquele instantaneo, e colocar por cima das bolachas. Bater claras em castelo, ver mais ou menos uma quantidade que dê para cobrir o leite-creme e que faça uma camada generosa. Depois é só levar ao forno para que as claras fiquem com este aspecto tostadinho.
Provem, e vão ver que o ácido da maça reineta fica muito bem com o doce do leite-creme. Outra versão é serem voces a fazerem o leite-creme, aproveitando as gemas que vão sobrar.......... assim não sei como fica, pois sempre comi com o instantaneo.... Espero que gostem tanto como eu gosto....

Beijo, beijo


Sem comentários:

Enviar um comentário