quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Roménia - parte 1

E como já tinha referido, fui passar uns dias à Roménia com o maridão.
Foi brutal a viagem, conhecemos sitios novos, culturas diferentes e pessoas bem acolhedoras.
Aterramos em Bucareste, e depois fomos até ao norte, Suceava:

Claro que quando chegamos aproveitamos para descansar. No dia seguinte fomos dar uma volta pela cidade:

Aqui estavamos no Castelo de Suceava - Cetatea Suceava, e temos a vista sobre a cidade.
O Castelo está em restauro, mas a entrada para ver as ruinas é irrisória, cerca de 1.5€

Depois da visita ao Castelo passamo por um parque onde existem casa tipicas e espaço para eventos ao ar livre. Como estes eventos realizam-se com bandas tradicionais vindas de toda a parte do país, as casas servem para alojar os artistas...... e à entrada do parque existe, em tamanho gigante, um peça de artesanto tradicional:
Este ovo enorme é utilizado para celebrar a páscoa, e é feito em ovo natural...... trouxeram-me um o ano passado pela páscoa e está aqui um peça que requer muita paciencia........

No centro do parque há uma estátua dedicada ao Rei que construiu o Castelo:
Eis Stefan cel de Saint. Fui obrigada a cortar a base da estátua porque era enorme e não tive espaço para tirar a foto.... na base da estátua encontra-se a representação de uma batalha.... Está brilhante, mas necessita de restauração rápido, porque se está a começar a desmoronar, o que é uma pena, porque é imponente.
Depois desta visita, fomos fazer uma visita à "bunica" do nosso amigo Romeno.... Bunica significa avó.
Ela mora numa aldeia a poucos kms de Suceava e acolheu-nos como se fossemos familia. Fez questão de nos oferecer imensas coisas.... comida, bebida e principalmente boa disposição e hospitalidade.
Aqui a "bunica" fez questão de me mostrar o artesanato da região, as roupas utilizadas em dias festivos:

As camisas são utilizadas pelas mulheres e o cinto pelos homens. Não resisti em tirar fotos a alguns pormenores do cinto. Tudo isto feito à mão, todas as missangas cozidas uma a uma..... são lindissimos, mas custam uma pequena fortuna.
Depois de muita comida e muita bebida, fomos ver as decorações de Natal. E até hoje nunca conheci nada assim, todas as ruas decoradas, todas as praças com pequenos apontamentos de luz.... Fiquei fascinada com todas as decorações de Natal:

E fica só uma pequena amostra de todas as fotos que tirei.
Entretanto tivemos a passagem de ano... num sitio lindissimo, com gente lindissima..... muito diferente do que estou habituada, mas muito, muito giro. Não vou colocar aqui fotos, pois aparece muita gente conhecida da qual não pedi autorização para publicar as fotos........ desculpem.....
Depois da passagem de ano, e porque na rua está muito frio e todos os edificios são climatizados, fiquei de cama com uma brutal constipação.... foi um dia perdido, mas precisava de recuperar para não perder mais dia nenhum....... Dou um exemplo, a temperatura nas ruas variam entre os 5º e os -3º e dentro dos edificios a temperatura deve de andar pelos 24º.... entre e sai, deu numa constipação e falta de voz, tanto para mim como para o maridão..... mas depois de um dia de descanso deu para recuperar energias e seguir para as montanhas.

E fomos até Gura Humorului, uma estancia de Ski nas montanhas. Estava toda contente por poder encontrar neve e poder brincar, até mesmo experimentar alguns desportos de inverno, mas infelizmente, em muitos anos, não nevou..... mas mesmo assim alugamos uma casa e fomos curtir:

Estivemos com o dono da casa, fomos muito bem recebidos e depois fomos às compras, mas antes disso paramos num restaurante para comermos algo. O restaurante era lindo, deixo aqui a foto dos vitrais:

Aqui estão representados algumas das figuras mais importantes da história da Roménia..... o viral da direita é bastante conhecido na cultura ocidental, Vlad Tepes, imortalizado como, Vlad, o Empalador.... que Bram Stoker transformou no Conde Dracula :)
Como aqui o sol se põe por volta das 4 da tarde, os dias terminam cedo, e depois de uma volta na vila e das compras feitas, voltamos para a casa e fizemos jantar:
Esta especie de croquete chamam-se mici....... e o que parecem salsichas não me recordo do nome, mas fizemos grelhados no barbecue e estava muito bom.........
Como nosso primeiro jantar do ano, pusemos a mesa com todos os requintes ;) :

Depois de um belissimo jantar, e alguns jogos de cartas (com regras romenas), um noite digna da realeza...... para nos prepararmos para um dia passado na estancia de ski:

Aqui conseguimos apanhar alguma neve, mas a maior parte era artificial, foi uma pena, mas se a neve fosse verdadeira estaria congelada......
Utilizamos o teleférico para ver o cimo do monte e ter alguma noção do que seria descer com neve, seria uma experiencia memóravel. Infelizmente não dava para experimentarmos os desportos de neve.......... fiquei com imensa pena. Mas foi compensado pela vista brutal com que fomos recebidos no cimo da montanha :

Entretanto tudo o que é bom termina..... e tivemos de regressar a Portugal..........Ultimo dia e viagem de comboio até Bucareste..... 7 horas de comboio, mas este comboio tem mais condições do que muitos comboios em Portugal.... cansativa a viagem, e foi pena não a fazermos de dia, pois teriamos paisagens lindas para poder ver:

Chegada ao aeroporto, cerca da meia noite... e aguarda-me uma espera de 5 horas até embarcar no avião.... Chegamos a casa por volta das 10 da manha..... Foi cansativo, aborrecido e estafante toda esta espera a esta hora da noite.... mas esta viagem compensou todos este minutos perdidos em espera.
Nunca imaginei a Roménia assim..... acolhedora, lindissima, com imensos pontos de interesse, resumindo, será um sitio onde gostaria de regressar..... Pode ser que volte, pois ficou o castelo do Dracula por visitar :)

Curiosidade: Não se podiam tirar fotos às igrejas....... e como estava com pessoas religiosas respeitei, porque acho que não resistia em tirar fotos às fachadas........

Espero que tenham gostado do pequeno resumo...