quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mas a minha paixão é mesmo argolinhas :)

Apesar de estar entretida com o kumihimo, porque além do meu fio novo, estou a fazer uns cordões para colocar nas garrafas dos licores para estarem identificadas.... mariquices, eu sei, porque pela cor são facilmente identificáveis, mas assim estou entretida :), fiz tambem um fio com os respectivos brincos em chainmaille.
A técnica que utilizei chamam de Mobius/Rosette Chain Maille e é simples de fazer.
Estas imagens foram retiradas da internet de um site chamado handmade-jewelry-club, porque ainda não descobri como ir fazendo e tirando fotos sozinha.... mas hei-de descobrir algo.
Vamos lá começar a fazer umas rosetas:

1º Unir duas argolinhas:


2º Ligar mais uma argola às outras duas já interligadas:


3º Agora se se abrir, vamos reparar que as 3 argolas estão ligadas entre si:


4º Agora, se juntarmos as 3 argolas, já temos uma roseta simples feita:

Se assim for complicado, há videos fabulosos no youtube que são uma ajudinha preciosa.
Estas rosetas pode ser feitas com o número de argolas que quisermos, com argolas coloridas, com vários tamanhos de argolas..... é experimentar e ver o resultado final.
O meu novo conjuntinho ficou assim:

Cada roseta tem 6 argolas e as argolas têm 4 tamanhos diferentes no fio e dois tamanhos diferentes nos brincos. Gosto do resultado final, e ao contrário do que se possa pensar, os brincos não estão pesados.

Bem, por hoje vou mesmo ficar por aqui e procurar a minha cama, que já a ouço a chamar por mim...
Tem uma excelente noite :)

Beijo, beijo

O meu novo fio de kumihimo

Andei um pouco parada relativamente às minhas coisinhas.... mas a pouco e pouco vou voltando o ritmo.
Voltei às minhas bijuterias, apesar de a minha paixão actual ser o chainmaille, não vou deixar o kumi de parte. Então, e depois de muito pensar, decidi fazer um fio em tons de castanho, pois tenho uma camisa, que gosto imenso, castanha, e não tinha acessório para usar......... isto como se não tivesse nada :) ..... mas é sempre pouco ou nunca é aquilo que me apetece :) .

Lembram-se do disco de kumihimo?
Esta imagem foi retirada de um site italiano, mas representa muito bem o disco e a posição inicial que utilizei:

Nas posições (31-32), (32-1), (23-24) e (24-25) utilizei a cor bege, nas outras posições castanho escuro.
Após colocar os fios nestas posições, comecei o trabalho...... deixo-vos aqui os passos que dei, espero que entendam.... mas alguma duvida ou questão estarei por aqui para poder esclarecer:

(15-16) -> (14-15)
(16-17) -> (17-18)
(32-1) ->(15-16)
(14-15) -> (32-1)
(31-32) -> (16-17)
(17-18) -> (31-32)
(24-25) -> (6-7)
(7-8) -> (24-25)
(23-24) -> (9-10)
(8-9) -> (23-24)
(6-7) -> (7-8)
(9-10) -> (8-9)

e voltamos à posição inicial.......... continuamos sempre com as trocas de posição acima descritas.
Depois é só continuar até termos o tamanho desejado. Para o que vos vou mostrar agora utilizei cerca de 1 metro de cada fio.... ou seja, utilizei na totalidade 4 mt de fio bege e 4 de castanho. E eis como ficou:
 Este mocho magnifico (feito em madeira) comprei aqui numa lojinha em Odivelas que se chama Pérolas&Contas ......... têm coisas magnificas.... além deste mocho tambem comprei um medalhao, tambem em madeira, mas castanho claro.... ainda estou a pensar onde o vou colocar :).

Soutache de fecho éclair

Olá!!

Hoje estive em formação, mas há dias que custam muito a passar....... e hoje, estava, particularmente dificil, não sei se é por falta de dormir, ou porque simplesmente não me estava a apetecer estar sentada numa sala.
Mas entretanto aproveitei a hora de almoço para fazer aqui umas pesquisas, e acabei por descobrir, que, uma técnica que experimentei há uns tempos atrás tem nome :)..... Chamam de Soutache.
Este nome derivada de uma fita especifica de tecido (que chamam galão), o Soutache, que é utilizado para fazer remates em fardas, chapéus, etc..... Fui encontrando por aqui, tambem, a aplicação desta técnica com outros materiais sem ser este galão, como por exemplo, cordão de tecido, linhas e fechos éclair. Coincidência ou não, há uns tempo atrás andei a fazer umas coisinhas assim, e vim para casa à procura das fotos:


Todas estas flores e espécie de flor são pregadeiras....
Mas tambem tenho mais umas coisinhas ;) :

Adoro este brincos que ainda têm o fecho......
 Não é que utilize, mas a minha prima ficou radiante, pois foi ela que ficou com ele, um gancho para o cabelo:
Mas esta é minha.... muito minha :
A pulseira está muito original, e tem vindo a fazer algum sucesso quando a uso.
Como ando com tendencia para o kumihimo, e nunca gosto nada do que encontro para colocar nos fios, eis um "pindericalho" :
A pulseira é gira, mas acho que não se vai encaixar na categoria de soutache, pois a técnica nada tem a haver, mas o resto sim...... vou procurar um PAP para colocar por aqui para que vejam como se faz....

Atenção, que apesar de ter colocado aqui estas fotos, todos estes trabalho foram efectuados pela minha mãe..... os que fiz não tirei foto, porque não estão, nem de longe, tão bonitinhos e perfeitinhos como estes

Mas isto hoje ainda não vai ficar por aqui...........................................................................................





Hibernação dos licores

Olá, Olá...
Já passou o primeiro tempo de sono dos licores que tenho vindo a fazer..... Toca a ir buscá-los e termina-los.
O primeiro a ser "acordado" foi o licor de coco:
 Como já tinha adicionado 200gr de açucar ao coco, fiz a calda de açucar com as 200 gr restantes e 2 dl de água.
Entretanto coei o coco, utilizei filtros de café, mas vou ter de arranjar algo mais prático, porque não deu bom resultado. Os filtros como são de papel, iam-se rasgando conforme ia colocando o coco e apertando para que o liquido saisse todo..... vou ter de arranjar de pano.
A calda já estava pronta, e esperei que arrefecesse.... e enquanto arrefecia, andei na minha aventura com os filtros a tentar coar o licor.
Depois de coado e de ter juntado a calda de açucar ficou assim:
Agora já voltou ao seu estado de hibernação.
Aproveitei para coar o resto dos licores:
Aqui pode ver-se o licor de limão, de coco e o de tamarilho.... as cores estão lindas.... se repararem lá atrás estão mais duas garrafas, onde estão a dormir o licor de café e o de laranja..... ainda não tirei foto, mas depois mostro como ficaram.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dia de formação

Não sei se já referi, mas estou desempregada... e já faz algum tempo. Mas como não quero ficar parada à espera que algo caia do céu, além de andar a fazer pesquisa à procura de trabalho, de ir a algumas entrevistas, tambem me inscrevi para fazer formação.
E estou a fazer formação na AIP - Associação Industrial de Portugal, que fica na zona de Alcantara.
A formação é das 10 da manha até às 4 da tarde.... e eles primavam por nos darem um lanchinho a meio da manha. Mas hoje só tivemos direito a café e cházinho, nada de bolachinhas. A crise afeta todos, e neste caso foi o nosso lanchinho. Para que os meus colegas não fiquem tristinhos por falta de bolachas, decidi fazer um miminho e levar uns biscoitinhos para amanha.
Andei por aqui à procura e encontrei os Biscoitinhos da Mariana, na página dos Sabores Intensos.
Deixo aqui a receita:

Biscoitinhos da Mariana



  • 125 g de açúcar
  • 125 g de manteiga
  • 250 g de farinha
  • 1 ovo
  • se quiser coloque raspa de limão ou laranja na massa


Amassem muito bem todos os ingredientes.




 Depois tender pequenos rolinhos e enrole-os em açucar e depois pise por cima com um garfo a dar a forma de bolachinhas.



Colocam-se num tabuleiro polvilhado de farinha e vão ao forno (200ºC) durante cerca de 15 minutos.

Pode polvilhar estes biscoitos com canela antes de levar ao forno.

Entretanto decidi fazer algo de diferente para os almocinhos fora de casa.... quiche de legumes, e claro que são legumes lá da horta :)
A minha receita da Quiche.....
Fiz um pequeno refogado com cebola cortada bem pequenina (não gosto muito de sentir grandes bocados de cebola na comida) e alho picadinho.... juntei bacon cortado em pedaços para dar mais um gostinho :
Deixei o bacon cozinhar um bocadinho. Entretanto cortei alho frances e ralei cenoura, já tinha dado um "entalão" nas nabiças. Retirei o bacon e juntei ao azeite do refogado a cenoura e o alho francês para que ficassem cozidos:


 A seguir juntei as nabiças que tinha já dado uma entaladela, para que não ficassem muito rijas.... tive pena de não ter trazido mais..... mas fica para a proxima:
Entretanto juntei ao leite, 2 ovos....... não sou muito adepta de natas.... gosto nalgumas coisas, mas quando posso evitar.... substituo por leite.. e foi o que fiz.... bati os ovos com o leite, e depois de ter espalhado os vegetais e o bacon ( que voltei a juntar à mistura dos vegetais) sobre a massa, que já tinha posto na forma e picado, deitei o leite com os ovos sobre os vegetais :
E foi para o forno......... o resultado final :
Só espero que saiba tão bem como o aspecto que tem....... tasty.........

Beijo, beijo




Domingo na preguiça

No domingo fiquei na ronha com o maridão em casa.... o tempo tambem não aliciava muito a grandes passeios, e decidimos presentear-mo-nos com uma tarde de filmes no quentinho de casa.
Mas, depois pensei em ir experimentar uma receita que tinha visto à uns tempos aqui na net.....Queijadinhas de leite, nunca tinha feito queijadas e gostava de experimentar.... posso dizer que não correram bem, mas toda a gente diz que estão muito bons.... se calhar é só impressão minha.
Aqui fica a receita:
1/2 lt de leite
2 ovos
300 gr de açucar
100 gr de farinha
50 gr de manteiga

Bater os ovos com o açucar e juntar a manteiga derretida:






Depois, juntar a farinha e o leite:



Por a massa em forminhas de papel (ou pelo menos dizia a receita, mas para a próxima vou por em forminhas e depois colocar em forminhas de papel), e levar ao forno :

O forno já deve de estar aquecido a +- 180º e deixar cozer por 15 a 20 minutos..... depois de feitas, colocar um pouquinho de canela por cima :


As forminhas ficaram com uma forma estranha.... e houve até uma que entornou, por isso para a proxima vou mesmo experimentar as outras forminhas...........

Enquanto esperava que as queijadas cozem-se lá fui eu para os licores, desta vez de mirtilo...... Na Roménia bebiam uma espécie de licor feito com umas bagas, que se assemelhavam aos mirtilos mas mais pequenas... e fiquei com a pulga atrás a orelha.
A receita dá para fazer 1 lt de licor, mas alterei as quantidades porque só tinha uma caixinha de mirtilos (125 gr)
500 de mirtilos frescos
500 gr de açucar granulado
500 ml de aguardente

Foi facilissimo alterar as quantidades... ficou tudo a 125 ;)





Dentro do potinho já tinha colocado a aguardente, depois juntei os mirtilos que esmaguei um pouquinho.
Para a receita original, dá jeito que o frasco tenho capacidade para, pelo menos, 1.5 lts.. A seguir juntei o açucar e agitei.... Agora é agitar todos os dias durante 2 meses...... Não esquecer de guardar em sitio escuro e fresco.... depois dos 2 meses, coar e passar para uma garrafinha bonita e depois aguardar mais 2 meses, pelo menos....

Este vai demorar muito tempo, espero que fique tão bom como o que bebi na Roménia.....

Sábado de aniversário

Depois de andar um bocadinho desaparecida... estou de volta.
Este fim-de-semana andei preguiçosa.... tanta coisa que gostaria de partilhar aqui, mas a preguiça de vir até à net venceu-me.
No sábado fui até à aldeia, a minha primaça fez anos e fomos até lá para festejar o aniversário dela.
Entretanto fui até à horta colher alguns vegetais para trazer para casa... e surpresa.... os morangos, apesar do mau tempo, estão cheios de força e até já têm florinhas :
Isso quer dizer que mais uns tempos e já há moranguinhos...... estou ansiosa!!!

A minha primaça estava tão contente por estarmos todos juntos que fez um almoço digno da realeza, até pensei que tinha convidado a aldeia toda para almoçar..... estava tudo tão bom...... mas houve um doce, que eu adoro, e que quero partilhar.
A minha tia, que já faleceu, fazia este doce imensas vezes, e lembro-me de miuda come-lo imensas vezes.
Bem, nome não há, mas vamos chama-lo de doce da maça reineta.... e quantidades? pois é tudo a olho....
E eis o bom aspecto que tem.....
Então é assim:
Faz-se uma papa de maça reineta, cozendo as maças com pau de canela (tira-se o caroço e coloca-se o pau de canela no sitio do caroço) e vinho do porto.... para os mais gulosos pode colocar-se um pouquinho de açucar. Depois esborrachar as maças com um garfo, para não ficar muito passado.
Coloca-se o puré no fundo do recipiente.... por cima, colocam-se bolachas Maria embebidas em café bem forte sem açucar. À parte, fazer leite-creme, daquele instantaneo, e colocar por cima das bolachas. Bater claras em castelo, ver mais ou menos uma quantidade que dê para cobrir o leite-creme e que faça uma camada generosa. Depois é só levar ao forno para que as claras fiquem com este aspecto tostadinho.
Provem, e vão ver que o ácido da maça reineta fica muito bem com o doce do leite-creme. Outra versão é serem voces a fazerem o leite-creme, aproveitando as gemas que vão sobrar.......... assim não sei como fica, pois sempre comi com o instantaneo.... Espero que gostem tanto como eu gosto....

Beijo, beijo


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Licor de limão

Depois do licor de café estar pronto a dormir, eis que fiz mais um licor, desta vez de limão.
Tinha trazido uns limões da aldeia de propósito para fazer este licor, mas como entretanto fui de férias com o maridão, só agora pus mãos à obra.

8 limões (utilizei 9 limões porque os limões era pequeninos)
2 chavenas de açucar
3 chávenas de aguardente ( +- 6 dl)


Lavei muito bem os limões (apesar de não levarem qualquer tipo de quimicos, há sempre pó) e descasquei-os de modo a ficar com o minimo da parte branca. Para isso utilizei o descascador das cenouras:

e resulta.... as casquinhas ficam com pouco branco e as tirinhas das cascas ficam bem fininhas que dá para enfiar na garrafa.

o que dá para ver lá no fundinho da garrafa..... aqui já tinha adicionado o açucar, com a ajuda do meu melhor amigo destas aventuras, o funil. Depois juntei a aguardente e estive a ver o efeito da aguardente a juntar ao açucar:

Agora vou deixar a descansar por 20 dias, agitando o licor todos os dias para que o açucar ir derrentendo.

E já está a ficar com uma cor muito bonita.
Depois dos 20 dias, vou coar o licor e passa-lo para as garrafas que já escolhi para colocar os licores.
Aconselham a aguardar mais uns dias antes de servir..... vamos a ver se aguardamos ;)

Beijo, beijo




Licor de café

Olá!!!
E hoje foi mais uma tarde passada de volta dos meus licores.... estou a ficar viciada a fazer licores ;)
Andei pela net e encontrei esta receita de licor de café e decidi experimentar.

Receita:
250 gr de café em grão
1 lt de aguardente
600gr de açucar amarelo
2 dl de água


Para já coloquei os grãos de café e aguardente dentro de uma garrafa, e por aí vão ficar por 15 a 20 dias:

Tive de dividir por dois recipientes, porque as garrafas do IKEA levam pouco mais de um litro.

Depois dos 15/20 dias, vou ter de coar a aguardente. Entretanto vou ter de fazer uma calda com o açucar amarelo e a água, até quase ficar caramelo. Misturo a calda à aguardente e mexe-se bem.
Deixar arrefecer e depois engarrafar numas garrafinhas bonitinhas ;)

Vamos aguardar para ver como fica e depois mostro como ficou.


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Licor de coco

Entretanto, e como não consigo ficar parada e como ainda tenho aguardente caseira aqui em casa, decidi continuar na minha "brincadeira" de licores..... já terminei os que tinha cá por casa, e estão todos a "dormir", experimentei uma receita que vi algures aqui na net do licor de coco........ Eu não sou grande apreciadora de coco, mas decidi arriscar.

Licor de coco

200 gr de coco ralado
1/2 lt de aguardente
400 gr de açucar
2 dl de água


Como já não tinha mais frasquinhos disponiveis, coloquei os ingredientes dentro de uma garrafa, com a ajudinha de um pequeno funil ;)
Aqui já tinha colocado 200 grs de coco ralado e já tinha preparado 200 grs de açucar para juntar ao coco.
Depois de ter juntar o açucar ao coco, deitei  a totalidade da aguardente :


Fui agitando de modo a que tudo ficasse bem misturado... Agora vou deixar a repousar durante +- 1 semana.




Depois de ter passado uma semana, vou fazer uma calda com os restantes 200 grs de açucar e 2 dl de água. Vou deixar arrefecer, e vou juntar à aguardente...... na receita original, dizem para coar a aguardente antes de juntar a calda, mas vou decidir o que fazer, pois a aguardente é fortinha e pode ainda não ter um bom sabor.......... depois disto, mais um licor a adormecer cá em casa....

Acho que na altura do verão vou fazer uma festinha cá em casa só para experimentar os licores ;)

Beijo, beijo