segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nozes

Hoje à tarde fiquei por casa.... tive uma entrevista de trabalho, via Skype (modernices ;) )... e então não pude ir à formação...... mas como estava frio e tinha de aquecer, nos entretantos, fui brincar um bocadinho para a cozinha.
O meu maridão um destes dias foi até Viseu... e pelo caminho encontrou um senhor a vender nozes, e trouxe para casa um "montinho" delas...........
Claro que depois de ter andado a fazer doces e licores, ficou por aqui um bichinho para cozinhar, e com a minha cozinha nova até me dá gosto :)
Depois de ter estado a descascar nozes, decidi experimentar umas receitas que vi ontem à noite na net.
A primeira foi Licor de noz.
Eis os ingredientes :
Vou deixar aqui por escrito......

18 nozes
2 kgs de açucar
Noz moscada
2 cravinhos da india
1 pau de canela
5 dl de aguardente

Depois de ter descascado as nozes parti-as aos bocadinhos. Depois num frasco de boca larga, juntei a aguardente, o açucar, as nozes e as especiarias.... Aqui fiz uma pequena alteração, como a aguardente que tinha aqui é uma pequena bomba, decidi colocar 3 dl de aguardente e 2 dl de água, e depois tive um pequeno problema....o meu frasco de boca larga é pequeno para os 2 kgs de açucar, então vou esperando que o açucar se vá desfazendo para colocar o resto.... acho que isto vai demorar......... mas tenho tempo :)


Depois de o ir deixar macerar, num lugar escuro para que não se estrague, isto mais ou menos por 15 dias, irei coar o liquido e guarda-lo em garrafas........... Mostrarei  daqui a alguns tempo como ficou......

Mas como não fiquei satisfeita, decidi enveredar por uns muffins.... tambem de noz.....
Ingredientes:
100 gr de nozes
150 gr de açucar
100 gr margarina amolecida ( ou manteiga com sal)
1 dl de leite
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento

A esta altura, bati o açucar com a margarina, até que ficassem em creme, depois juntei a farinha e o leite, a seguir as nozes e no final o fermento...... decidi acrescentar aqui um bocadinho de canela em pó, acho que nozes e canela soa sempre bem. Deixei bater os ingredientes :

Se repararem na foto, encontram uma tacinha com metades de nozes.... vai ficar engraçado para a decoração final...... e fui acrescentando a canela até me saber bem ;) ...... gosto de ir provando a massa enquanto vou fazendo os doces, sim, admito-me GULOSA :).
Depois dividir pelas formas e levar ao forno:
As forminhas são do IKEA, de silicone, pois achei que me iria poupar trabalho, mas afinal, e depois de feitos, tive alguns problemas em desenforma-los, mas acho que é mesmo falta de jeito da minha parte.

Mas no final ficaram lindissimos, e o sabor corresponde mesmo ao aspecto :
Afinal, o coffee-break de amanha vai ser um bocadinho mais doce :)

Beijo, beijo


Sem comentários:

Enviar um comentário