domingo, 22 de dezembro de 2013

Licor de tamarilho

Vou fazer uma pequenina introdução a este fruto:

O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate japonês, tomate maracujá, tomate inglês ou tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativa dos Andes na América do Sul, é rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate francês". Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate de árvore" ou "sangue de boi". No Paraná outro nome que ele recebe é o de "tomate japonês". Em Portugal também é conhecida como "tomate Inglês".
Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Fonte : Wikipédia

 Lá na horta, plantamos umas sementes deste fruto, mas a árvore ainda está pequenina e só deu 11 frutinhos e hoje trouxe 3 para casa:




Como já sei que para comer fruta aqui em casa é sempre uma desgraça, decidi inventar e fui para net investigar o que poderia fazer com os 3 tamarilhos. Quando estive na Madeira, provei a poncha feita de tamarilho e gostei imenso, haveria de haver algo tipo licor que desse para fazer.... e eis que encontrei uma receita :

25 tamarilhos (3 tamarilhos)
1 lt de aguardente (120 ml de aguardente)
1 kg de açucar (120 gr de açucar)
1 lt de água (120 ml de água)

Cortar os tamarilhos ao meio, retirar o recheio 


e deitar de infusão na aguardente durante 8 dias :



Não se nota muito bem na foto, porque a mini-garrafa é verde, mas está com uma cor rosada bem bonita

Depois de passados os 8 dias, fazer o xarope normal com água e açucar. Deixar arrefecer e junta-se à infusão.

Deixar repousar, filtrar e engarrafar.........



E já está.... prontinha para a hibernação de 8 dias......................................

Sem comentários:

Enviar um comentário