segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Kumihimo 1

Entretanto, e enquanto estava à espera da minha cozinha nova, tive de me entreter.....

Esta técnica já a conheço a algum tempo, foi uma prima que me "apresentou" a esta técnica milenar. Já tenho umas coisinhas feitas, e tem-se vindo a tornar uma espécie de terapia para mim.... Não exige muito espaço para trabalhar, posso transportar o disco de Kumihimo para onde quiser....e a net está cheia de sites e videos que nos ajudam a perceber como se fazem padrões e como usar o disco.....

Deixo-vos aqui uma pequena introdução, para que percebam:

O que é kumihimo?

Kumihimo:

Kumi (para entrançar) + Himo (corda ou cabo) = Kumihimo, cabos entrançados, tranças.

Kumihimo é pronunciado, ku-me-ele-mo.

Kumihimo é uma técnica japonesa de trançar que data de 550, quando a disseminação da religião budista no Japão e as pessoas começaram a usar cordões decorativos em cerimônias religiosas. Mais tarde as pessoas usavam as tranças coloridas para decorar roupas coloridas, para pendurar bandeiras, para usar em armaduras de samurais (período de 1400-1600), e para pendurar facas.

diversos teares diferentes usadas para criar tranças do kumihimo. Devido a simplicidade e preço baixo comparativo, a maioria de tranças feitas são feitas em um tear de madeira (um marudai ou um " stand" redondo), permitindo que as linhas sejam drapeadas sobre um superior em forma de anel liso chamou um kagami (japonês para o " mirror"). As linhas individuais ficam mais pesadas com as bobinas de madeira chamadas " tama" , e um saco dos pesos é amarrado à trança terminada para produzir uma tensão equilibrada. Embora não se saiba quanto tempo os japoneses têm usado o marudai para criar tranças, a maioria das estimativas indicam o período ao redor 1575 ou mais tarde.

Muitas pessoas usam um tear de disco de cartão para trançar, a vantagem é a ausência dos pesos, já que os fios ficam tracionados em cortes na borda do disco o que mantém uma tensão adequada.

Sem comentários:

Enviar um comentário