quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ano Novo......

E aqui vou eu..... faltam agora algumas horinhas para rumar até à Roménia, numa merecidas férias com o meu maridão. É desta que vou ter umas festas com muita neve... e muito frio.
Não me vou esquecer aqui do meu confidente.... prometi a mim mesma fazer uma espécie de diário de viagem, não sei se para o sitio onde vou, Suceava, se há net, mas comigo vou levar um pequeno caderno para ir tirando os meus pensamentos e relatando aventuras e quem sabe receitas tipicas, para depois poder partilhar........

Os meus desejos para o próximo Ano? que sejamos todos felizes, nos bons e nos menos bons momentos, que consigamos ultrapassar todos os desafios que nos propoem, ou até mesmo que propomos a nós proprios............e que nunca percamos os nossos SORRISOS...

Beijos cheios de desejos que se irão concretizar....e até para o ano :)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dia de Natal

Espero que tenham tido um Natal tão feliz como eu tive..... apesar de todas as coisas menos felizes que passamos durante o ano, que esta seja a noite para pormos tudo para trás das costas e que sejamos felizes.
Natal....... 2 dias passados em familia e com quem mais gostamos, mesmo que estejam ausentes, porque já são estrelinhas, ou porque estão longe.... as pessoas que marcam as nossas vidas ficam sempre connosco.
Este ano foi especial, senti-me muito triste porque um amigo perdeu uma pessoa muito importante, mas ao mesmo tempo senti-me feliz (pela primeira vez desde que estou desempregada) porque senti-me acarinhada e amada, senti que posso ter uma oportunidade a nivel de emprego (e desta vez real), senti que tenho Amigos, que pensava ter perdido e que reencontrei e que, nem que seja só virtualmente, continuo a fazer parte das lembranças boas que têm, senti que tenho força para mais um ano dificil que se avizinha, senti que faço falta a "alguéns" que contam comigo para tudo, seja bom ou mau. Senti-me importante na vida de muita gente.
Quero agradecer a todos por este ano ter sido especial, às minhas estrelinhas (de quem tenho sentido muitas saudades) por estarem a olhar por mim e pelos meus........
Sou FELIZ..... e sejam felizes como eu.... com o pouco que temos e com o muito que não damos conta que temos.
OBRIGADO.........

Beijo, beijo

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Desejos de Natal


Desejo a todos um Feliz Natal, e que esta prendinha encha os corações de amor, alegria e saude......
E que o ano que se aproxima seja cheio de coisas boas e que todos os vossos desejos se consigam concretizar.

Sejam Felizes!!!!!!!!!!!!!!1

Beijos, beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Preparativos para a Noite de Natal

Este ano estou a esmerar-me, acho que deve de ser a emoção de ter uma cozinha nova :) ..... e decidi fazer broas de natal. Sabem muito bem, mas não estão com aspecto de broa.... parecem-me mais biscoitos de natal :).

Mas como o sabor é fabuloso, eis a receita:

Para cerca de 80 broas
1 kg de farinha com fermento
1,5 kg de abobora em puré
4 ovos
700 gr de açucar
700 gr de batata em puré
frutas cristalizadas e frutos secos cortados em pedaços


Comecei por preparar os purés, pois era o que iria demorar mais tempo






Entretanto, e quando os purés estavam quase prontos, comecei por juntar o açucar com os ovos inteiros







A escolha deste alguidar foi a mais acertada, pois acabei por descobrir que iria dar imensa massa.
Depois de escorridos os purés, juntei ao açucar e aos ovos e bati tudo junto, no final juntei as frutas e os frutos....... e toca a levar ao forno.
A esta altura deixou de haver fotos porque a massa não é muito consistente e tive de formar as broas com farinha...... há que imaginar como ficaram as mãos :)
Depois foi uma correria com o forno, mas não ficaram assim tão mal :





Mas como a abobora era enorme, e para não estragar acabei por fazer mais um bocadinho de doce de abobora com nozes, já que o que tinha feito acabei por dar aos meus amigos:





Mas este doce ficou muito melhor que o outro.... é tudo uma questão de ir praticando.

Amanha será o dias de fazer os fritos de natal, e mais alguma coisita que nos lembremos........

Beijo, beijo


domingo, 22 de dezembro de 2013

Licor de canela

Como se não fosse suficiente, e como hoje estava virada para os licores, experimentei ainda a fazer o licor de canela.

1 lt de água
1 lt de aguardente
750 gr de açucar
10 paus de canela

Para esta receita, usei as quantidades a metade.

Fazer um chá com a água e a canela e deixar ferver durante 10 minutos.





Depois acrescentar o açucar
e deixar ferver por mais 10 minutos.

Entretanto já tinha colocado a aguardente numa garrafa, com 2 pauzinhos de canela:





Deixar arrefecer o "chá de canela" e juntar à aguardente mexendo bem.

E ficou com uma excelente cor....... já pus o dedo para experimentar o sabor... mas ainda sabe imenso a aguardente, portanto mais uma garrafinha que vai ficar a hibernar durante uns tempo, porque entretanto tem alguns bocados dos paus de canela que ferveram..... depois vou coa-la e coloca-las em garrafinhas mais bonitas ;)




Licor de laranja

Há uns tempos atrás coloquei aqui uma foto da laranjeira da minha primaça...... ainda estavam verdes as laranjas, mas hoje colhi algumas bem madurinhas e doces




Como tinha uma receita para experimentar, meti as mãos à obra :

4 laranjas bem maduras
1 lt de aguardente
1/2 lt de água
1 kg de açucar refinado

Lavar muito bem as laranjas, depois cortar em cruz e colocar dentro de um frasco de boca larga. Acrescentar a aguardente. Deixar a macerar durante 20 dias.





Passado o tempo de "hibernação", fazer a calda com açucar e água, até ficar no ponto....... deixar arrefecer e juntar à infusão. Passado uns 10 dias, coar e colocar em garrafas bem tapadas.

Segundo a receita original, quanto mais tempo passar, melhor fica o licor...... depois conto como ficou :)

Licor de tamarilho

Vou fazer uma pequenina introdução a este fruto:

O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate japonês, tomate maracujá, tomate inglês ou tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativa dos Andes na América do Sul, é rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate francês". Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate de árvore" ou "sangue de boi". No Paraná outro nome que ele recebe é o de "tomate japonês". Em Portugal também é conhecida como "tomate Inglês".
Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

Fonte : Wikipédia

 Lá na horta, plantamos umas sementes deste fruto, mas a árvore ainda está pequenina e só deu 11 frutinhos e hoje trouxe 3 para casa:




Como já sei que para comer fruta aqui em casa é sempre uma desgraça, decidi inventar e fui para net investigar o que poderia fazer com os 3 tamarilhos. Quando estive na Madeira, provei a poncha feita de tamarilho e gostei imenso, haveria de haver algo tipo licor que desse para fazer.... e eis que encontrei uma receita :

25 tamarilhos (3 tamarilhos)
1 lt de aguardente (120 ml de aguardente)
1 kg de açucar (120 gr de açucar)
1 lt de água (120 ml de água)

Cortar os tamarilhos ao meio, retirar o recheio 


e deitar de infusão na aguardente durante 8 dias :



Não se nota muito bem na foto, porque a mini-garrafa é verde, mas está com uma cor rosada bem bonita

Depois de passados os 8 dias, fazer o xarope normal com água e açucar. Deixar arrefecer e junta-se à infusão.

Deixar repousar, filtrar e engarrafar.........



E já está.... prontinha para a hibernação de 8 dias......................................

Tarde de Inverno

Depois de um dia muito bem passado no baptizado, hoje comecei a distribuição dos meus beijinhos de Natal.... e fui até à aldeia. Estava imenso frio e caiu imensa geada durante a noite, mas ao sol estava muito bom.

Fomos até à horta dos meus primos ver das colheitas de Inverno ;).
A caminho de lá, encontrei uma plantinha que me é bem familiar...... brincos de princesa :
E lá fomos a caminho da Eira... que é assim que se chama a horta dos meus primos. Este anos experimentaram um tipo novo de couve.... nunca tinha visto uma couve assim, mas acho que é bem boa :


Parece rucula... que este inverno não vingou devido ao frio :(, mas pode ser que os pézinhos que se colocaram perto das alfaces ainda fiquem repenicados /estão do lado direito perto das duas couves):


Mas a Eira está bem bonita, cheia de malmequeres...... até parece que nevou :





E para fazer os doces de Natal, nada melhor do que produtos bem caseiros. Ainda fui às compras a casa de um casal que têm capoeiras, e como precisava de ovos ;) .......... Entretanto fui ver dos bichinhos que eles tinham, e sou totalmente apaixonada por um casal de "cócós" que ele têm...... O galo parece um hippie :) :




Não dá para ver muito bem, mas é o galito preto, parece que tem uma poupa e uns brincos.... mas é mauzinho.............

E os meus beijinhos de Natal já foram entregues na Chã :)

Baptizado da Margarida

Boas noites....

Um casal amigo nosso, que tem uma menina linda chamada Margarida, decidiu baptiza-la, e pedirem-me para fazer as lembranças para entregar aos convidados.
Como a pequenina se chama Margarida, decidi-mos fazer margaridas para colocar no frigorifico.....
Comprei as pecinhas, num armazem que fica ali para os lados de Alcantara:


depois de pintada, ficou assim, bem simples:





Fácil de pintar, passei um tapa-poros, depois de secar, foi pintar as pétalas de branco, o centro de amarelo e acertar os pormenores que são poucos.
Após a pintura estar bem seca, colei na parte de trás imans, mas há que ter de ter cuidado para colocar o iman da maneira correcta, senão, não irá colar no metal.
Como assim iria ficar demasiado simples, acrescentei umas folhas em feltro:





Depois, e para ser mais fácil a Margarida entregar as margaridas :), coloquei dentro de uns saquinhos :





O resultado final resultou e todos gostaram da pequenina lembrança.

Espero que tambem tenham gostado.......

sábado, 14 de dezembro de 2013

Outro projecto - Kumihimo

Mas não fiquei só pelas argolinhas..... Comecei ontem à noite este, e está quase terminado, só faltam os fechos, mas não resisti em partilhar como está :




Aproveitei para utilizar uma pedra azul que tinha aqui por casa, enrolando-a em arame.

Beijoa, beijo.

Novo projecto - Chainmaille

Olá,

Como fruto da época, fui presenteada por uma enorme constipação...e em vez de ir apanhar um solzinho, decidi que seria melhor ficar em casa. Mas como não dá para estar parada, quero partilhar os meus projectos de hoje:

 Desta pulseira já tinha uma outra versão, mas quis acrescentar umas bolinhas para ver como ficava... Gostei imenso do resultado final :


Adoro o efeito que esta malha faz.... segunda tentativa, mas acho que para a próxima vou faze-la ainda mais larga:


E eis o que me deu um enorme prazer fazer........ é a menina dos meus olhos. Modéstia à parte, mas está lindissima. Acho que esta vai fazer parte da minha colecção particular ;)


Beijo, beijo :)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bolas de Natal

Olá, olá....

Tal como prometido, deixo-vos aqui um passo-a-passo, desta vez de bolas de natal em patchwork. Espero que seja ilucidativo e mãos à obra.

Vamos precisar destas ferramentas:
Tesoura
X-ato
caneta ou lápis
fita métrica
espátula



E o material:
Bolas de esferovite
Tecidos com motivos de Natal






Medir o tamanho da circunferencia da bola de esferovite e dividir pelo numero de fatias que se deseja fazer. Neste caso a bola tem 22 cm, e será feita em 8 fatias, cada um com 2,7 cm:




Risque a medida de cada fatia. Se acharem necessário, utilize a fita métrica ou outro objectivo fléxivel para fazer os riscos das marcações das fatias:


Com o auxilio do x-ato, cortar, de uma extremidade a outra da bola criando sulcos com mais ou menos 1 cm de profundidade para inserir o tecido:


Cortar o tecido na medida conforme a medida da bola e da fatia. Deixar sempre uns 3 cms a mais para que não falte tecido:


Com o auxilio da espátula (eu uso o x-ato), insira o tecido no sulcos, esticando bem o tecido:






Depois de colocar todo o tecido, recortar as sobras:



Coloque o restante tecido nos sulcos:






Repetir estes passitos todos até a bola ficar coberta:






Para finalizar a decoração, abuse da criatividade :)


Acabamento das bolas de natal

Ferramentas:
Tesoura
Pistola cola quente



Materiais:
Bola já com o tecido inserido
Fitas






Passe uma pequena quantidade de cola quente no ponto onde a fita será colada:


Faça o mesmo procedimento em toda a bola, onde a quiser decorar:




.





Quero acrescentar que estas imagens fiz pesquisa na net..... porque, quando estive a fazer as minhas bolas não tinha a máquina fotografica comigo e não fiz "reportagem fotografica", mas acho que estas imagens dão bem para perceber.......
Eis as bolinhas que fiz este ano :





Espero que tenham gostado....

Beijo, beijo