segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fim-de-semana diferente

Olá, olá!!!
Tenho-vos vindo a falar de uma pequena aldeia onde costumo ir passar uns dias, que fica perto do Sobral de Monte Agraço, mas este fim-de-semana, fui até lá com a minha fotografa de serviço, a minha prima, que é como se fosse uma irmã mais nova para mim. E sempre que temos hipótese lá estamos as duas nas voltinhas....... Desta vez fomos até à zona Oeste, e andamos em redor do Sobral, e claro que não podiamos deixar de lado a minha aldeia :).
Perto do Sobral há um sitio que chamam de São Salvador. Andei a fazer umas pesquisas e encontrei alguns factos interessantes:

S. Salvador do Mundo

A 1Km da vila de Sobral de Monte Agraço, junto da povoação de Cachimbos, freguesia de Sobral de Monte Agraço, encontra-se situada, numa antiga quinta contígua ao cemitério do Salvador, a Igreja do Salvador do Mundo.

A igreja, que constitui um interessante exemplar rural tardo-românico, exteriormente não deixa transparecer o seu valor arquitectónico, confundindo-se com uma arrecadação agrícola abandonada - destino que, aliás, lhe esteve confiado durante muitos anos. Anuncia a sua presença a característica porta gótica, ainda intacta, que se rasga no alçado norte e constitui o único acesso ao interior.



 

Da estrada, passa bem despercebido aos mais distraidos, pois só tem uma placa com a indicação que se encontra algo com cariz histórico a 300 mts, e acredito que a maior parte das pessoas nem percebam que o edificio que se vê é uma capela e não uma arrecadação.


Ambas tinhamos gostado de poder ver melhor a capela, mas o portão estava fechada e não iriamos invadir propriedade alheia sem consentimento, fica aqui o nosso pequeno apontamento de um sitio tão bonito como este. Mas nas pesquisas descobri tambem que, é reconhecido como uma dos mais interessantes templos medievais da região de Lisboa, o que lhe valeu a classificação de Imóvel de Interesse Público e que o interior da capela pode ser visitada mediante marcação prévia.
Mesmo do outro lado da estrada encontra-se um cemitério, que dentro do tema, tem uns jazigos que datam do inicio de 1800
São monumentos funebres imponentes........ entramos para ver a capela, mas está toda destruida e desprovida de qualquer artefacto.

Entretanto a minha aldeia faz parte da freguesia de Santo Quintino, e fomos ver a igreja de Santo Quintino, que se pode ver lá no cimo:


Eu já conhecia um pouco da história, mas como desta fui com mais tempo e sem ser em altura de celebrações, tivemos tempo para ler um pouquinho sobre a igreja.
Esta igreja foi mandada construir por D. Manuel em 1520, desconhece-se o porque de D. Manuel ter mandado construir esta igreja nesta sitio. Mas desde 1910 que é considerada Monumento Nacional.


Para que se possa visitar esta igreja, a paróquia juntou algumas pessoas que abrem as portas da igreja aos fins-de-semana a partir das 15:00, mantendo-se fechada durante a semana com medo de assaltos e actos de vandalismo.
A igreja é, quase na sua totalidade, forrada com paineis de azulejos


Não vos vou massacrar com pormenores, deixo que o bichinho da curiosidade fique instalado, mas vou deixar uma curiosidade. A Igreja tem 3 naves, com a capela-mor que se pode ver na foto acima e duas  capelas colaterais. A do lado direito é onde se encontra a figura do Santo Quintino (figura do meio):


e no tecto desta capela encontra-se :



E foi neste simbolo que se inspiraram para fazer o simbolo da freguesia de Santo Quintino:

Bem... saindo daqui deparamo-nos com uma casa de Turismo Rural que vale a pena deixar o link e pode ser destino de alguma escapadinha que queiram dar :

Já a caminho do Sobral de Monte Agraço, ainda fizemos uma paragem num miradouro que achamo curioso o nome:



Que nos presenteia com a seguinte vista:


e daqui seguimos para a aldeia e para a vida rural :)

Espero que tenham gostado e que não tenha sido demasiado maçador.... É que eu entusiasmo-me e perco noção que nem todas as pessoas têm os mesmos interesses que eu......

Beijo, beijo!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário