segunda-feira, 28 de abril de 2014

Horta - Espinafre-da-nova-zelandia / rábano

E hoje que estou com tempo, vou começar com a Horta...... Lá no pedacinho de terra, não há só ervas aromáticas, e os meus pais gostam de experimentar tudo o que encontram na net e que, posteriormente, possam plantar, seja por mudas ou por semente. Desta vez, e porque a minha mãe gosta imenso de sopa, decidiram inovar, além da couve.....e colocaram uma nova espécie de espinafres. Descobrimos pela net que chamam-lhes espinafres da-nova-zelandia. Eu sou muito sincera, não sou grande amiga de verdes, mas destes espinafres até gosto:

Como não era para colocar dois posts no meu blog hoje, só tenho esta foto dos espinafres, pois foi o que trouxe para casa, mas já mosto mais imagens.










Como plantar espinafre-da-nova-zelândia





Espinafre-da-nova-zelândia
Espinafre-da-nova-zelândia - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Clima

O espinafre-da-nova-zelândia (Tetragonia tetragonioides, anteriormente denominado Tetragonia expansa) pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas que vai de 16°C (melhor se for acima de 20°C) a 30 - 35°C, não suportando apenas baixas temperaturas.

Luminosidade

O espinafre-da-nova-zelândia necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Em regiões muito quentes (30°C ou mais), a planta pode se beneficiar se receber alguma sombra nas horas mais quentes do dia.



Espinafre-da-nova-zelândia
O espinafre-da-nova-zelândia é uma planta muito resistente e fácil de cultivar - imagem original: John Tann - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é tolerante quanto ao pH do solo, mas cresce melhor quando o pH está entre 6,0 e 7,0.

Irrigação

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, sem que permaneça encharcado. A planta, no entanto, é resistente a períodos de seca.



Espinafre-da-nova-zelândia ainda pequeno
O espinafre-da-nova-zelândia pode ser semeado no local definitivo, ou em sementeiras e vasos e depois transplantados - imagem original: mbalazs2 - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta. Deixar as sementes de molho na água por 1 dia pode apressar a germinação, que geralmente é demorada (entre 2 semanas e 3 meses ou mais).
As sementes também podem ser plantadas em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras.
Embora o espinafre-da-nova-zelândia também possa ser propagado por pedaços de ramos, que enraízam com facilidade quando parcialmente submersos em água, é raro encontrar alguém que use este método de plantio, mesmo em regiões de clima quente onde pode ser cultivado por todo o ano.
O espinafre-da-nova-zelândia pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos.

Tratos culturais

O espinafre-da-nova-zelândia é uma planta muito resistente e geralmente requer poucos cuidados além de retirar plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.



Ramo de espinafre-da-nova-zelândia
Os ramos de espinafre-da-nova-zelândia podem ser colhidos a cada uma ou duas semanas - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas e das pontas dos ramos pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 50 a 80 dias após o plantio, repetindo a colheita a cada uma ou duas semanas a partir daí.
Folhas mais velhas são menos tenras e são mais amargas que as folhas jovens.
A planta é uma perene de vida curta (alguns anos) em seu habitat natural, mas é geralmente cultivada como anual.
 Fonte: A Horta

Receita: 

Sopa de espinafre da Nova Zelândia
(receita para 4 pessoas)
Ingredientes para esta receita:
- Uma cebola grande;
- Um alho francês;
- Duas batatas;
- Sal, azeite q.b.;
- Um molho de espinafres.
Como preparar:
Coze numa panela com água, a cebola, o alho, as batatas partidos em cubos e os talos dos espinafres picadinhos.
Lava e limpa bem as folhas dos espinafres e reserva.
Quando os legumes estiverem cozidos, passa tudo muito bem com o auxílio de uma varinha mágica até obteres um puré cremoso.
Adiciona um fio de azeite, têmpera de sal e deixa levantar fervura.
Assim que levantar fervura coloca os espinafres, deixa ferver de novo por 5 minutos, desliga o fogão, coloca a tampa na panela e deixa repousar 10 minutos antes de servir. Esta sopa é muito rápida de se fazer e uma excelente fonte de ferro…
 (Sopa de espinafre da Nova Zelândia)

 Fonte: Cozinha da Xana


E como começo a fazer dieta sempre amanha... e nunca sei qual vai ser o amanha que realmente vai ser o primeiro, os meus pais decidiram semear rábanos, que ficam muito bem nas saladas. Acho que me vou encher de coragem e hoje, dia 28-04, vou começar a fazer dieta de modo a ficar em forma para o Verão.... além de já não ter quase roupa que me sirva :D.
Eis os rábanos que vão ser os meus inspiradores:

Eu só conhecia rabanetes, que têm uma folha identica a esta, mas são umas bolinhas e não da forma da cenoura. Adoro na salada, mas a minha mãe tambem já me disse que as folhas dão para aproveitar.....









Como plantar rábano





Rábano ou daikon
Rábano ou daikon - imagem original: JK Werner - Licença Creative Commons
Rábano ou daikon - Raphanus sativus var. longipinnatus
O rábano é erroneamente conhecido como nabo japonês, nabo chinês ou nabo comprido, pois não é realmente um nabo, e sim uma variedade asiática do rabanete. Algumas vezes é chamado de daikon, que é o seu nome na língua japonesa (大根), cujo significado literal é "grande raiz".



Plantação de rábano ou daikon
Plantação de rábano ou daikon - imagem original: Hajime NAKANO - Licença Creative Commons

Clima

O rábano pode ser cultivado em regiões onde a temperatura média permanece abaixo de 27°C, sendo que o intervalo ideal de temperatura está entre 10°C e 20°C. Alguns cultivares suportam bem temperaturas mais altas.

Luminosidade

O rábano pode ser cultivado com luz solar direta ou em sombra parcial.



Rábano ou daikon
O solo para o cultivo do rábano ou daikon não deve conter pedras e outros detritos que possam atrapalhar o crescimento da raiz - imagem original: Social Geek - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, leve, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

Plante as sementes diretamente no local definitivo da horta com o espaçamento recomendado para o cultivar escolhido. O Rábano pode ser cultivado em vasos, desde que estes tenham tamanho suficiente para as raízes se desenvolverem completamente.

Tratos culturais

Alguns horticultores amontoam terra regularmente junto as plantas, para que a raiz não fique exposta a luz solar, o que poderia induzir a produção de clorofila e a deixaria esverdeada.



Rábano ou daikon
O rábano ou daikon é parecido com um nabo grande, mas é na realidade uma subespécie de rabanete - imagem original: Dom Pates - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita do rábano pode ocorrer de 50 a 80 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo, mas a planta pode ser deixada no solo a crescer até que sua colheita seja necessária.



Rábano ou daikon de Sakurajima
O rábano ou daikon de Sakurajima é o maior cultivar, podendo chegar a 50 cm de diâmetro e pesar até 45 Kg - imagem original: kobakou -
Licença Creative Commons

Fonte : A Horta

Para variar um pouco, e apresentar os vegetais de outra maneira, em vez de apresentar uma receita culinária com o rábano, apresento uma "mezinha" para aliviar a tosse:

Aliviar a tosse


 
Para evitar a tosse que muitas vezes incomoda imenso, irrita a garganta e nem sequer nos deixa dormir, pode sempre resolver tomando um xarope qualquer que se compra em farmácia, mas também pode tentar resolver de forma natural. Para isso faça o seguinte:
-  Cortar um rábano aos bocados e colocar num recipiente. De seguida deitar açúcar até tapar o rábano por completo e deixar algumas horas assim até ficar tipo xarope. Tome o suco que se vai formar, pois é um calmante excelente para aliviar a tosse.

Esta receita vou mesmo experimentar. Com o inicio da Primavera, aparece a alergia, que faz com que fique com aquela tosse irritante, e nos dias de mais calor, é sempre um terror aqui em casa à noite, para adormecer. Parece-me uma "mezinha" bem interessante.
Fonte: Sem Stress

Por agora, vou indo, que amanha é dia de formação..... Pode ser que por aqui apareça e vos "apresente" mais um pedacinho da minha Horta!!
Tenha uma excelente noite... bons sonhos.... Beijoooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário