domingo, 27 de abril de 2014

Jardim de ervas aromáticas - Salsa

Olá, olá...

Estive uns diazitos fora da net, a aproveitar a Páscoa, apesar de não ter ido para sitio nenhum em especifico. Não tenho grandes tradicionais familiares nesta altura do ano, só mantenho a tradição da minha avó materna de não comer carne na sexta feira santa.
Mas este ano tive uma surpresa.... Quis fazer folar, porque nunca tinha comido o tradicional folar, só que andei entretida fora da cozinha e não tive tempo. Mas ontem fui buscar a mãe de uma amiga, que veio de Chaves... e supresa!!!! Folar de Chaves!!! Não tem o ovo, mas tem imensos pedacinhos de carne... E é boa!!!!


Entretanto vou continuar na minha aventura das ervas aromáticas, e hoje vamos à Salsa :)

Como plantar Salsa

Descrição
É uma planta bienal que, no primeiro ano, forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança 10–25 cm de altura e possui talos que podem chegar a exceder 60 cm floríferos de 1–3 cm e um tubérculo usado como reserva para o inverno. No segundo ano, desenvolve um talo de flor de até 75 cm de altura com folhas esparsas e umbela de topo plano com diâmetro de 3–10 cm com várias flores verde-amareladas de diâmetro 2 mm. As sementes são ovoides, 2-3mm. A planta normalmente morre após o amadurecimento das sementes.




Clima

A salsa ou salsinha pode ser cultivada em uma variedade de climas, embora cresça melhor se cultivada em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C. Altas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente.

Luminosidade

A salsa pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em regiões de clima quente, cultive em locais frescos e bem iluminados, mas sem que fique exposta a luz solar direta nas horas mais quentes do dia.
Solo

Cultive a salsa de preferência em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2. Contudo, a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Plantio

As sementes de salsa podem tomar um longo tempo para germinar, variando de 2 a 6 semanas. Deixar as sementes de molho em água morna por um dia pode apressar a germinação. Plante as sementes no local definitivo na horta.
A salsa pode ser cultivada em vasos e jardineiras, porém muitas pessoas plantam em vasos que são muito pequenos, o que limita muito o crescimento da planta, que pode atingir até 80 cm de altura na floração e cuja raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade. Portanto os vasos e jardineiras utilizados devem ser profundos, com pelo menos 30 cm de profundidade para que a salsa possa se desenvolver bem.

Tratos culturais

Uma adubação pode ser feita a cada 30 dias para manter a planta crescendo com vigor.

Salsa de raiz
Salsa de raiz. Esta variedade de salsa produz grandes raízes que podem ser consumidas cruas ou cozidas - imagem original: Yelkrokoyade - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas da salsa pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio, quando a planta tem aproximadamente 12 a 16 cm de altura. Colha as folhas mais externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (o talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas. A salsa ou salsinha é uma planta bienal.

Fonte : Hortas 

Receita de sopa de Salsa

Base

6 batatas (costumo colocar 4 batatas e 1 courgette)
1 cenoura grande
1 cebola
1 dente de alho
água
sal

Cozem-se os ingredientes acima descritos e trituram-se com a varinha mágica.

Adiciona-se um ramo generoso de salsa, sem os caules mais grossinhos, cortado aos pedacinhos com a tesoura de cozinha.

Deixa-se cozer a salsa. Rega-se com azeite a gosto. 




Sem comentários:

Enviar um comentário