segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Técnicas : Decoupage…..





Vou abrindo, nos entretantos, estes posts, com algumas coisas que vou fazendo e uma breve explicação de como os fiz…. Espero que sejam uteis e que possam vir a servir para facilitar a vida a quem se queira iniciar nestas coisinhas lindas.





Esta técnica a maior parte deve de conhecer como a técnica do guardanapo, mas na realidade tem um nome mais pomposo.

Decoupage define-se como arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa “découpage” (existe aqui alguma controvérsia) significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objectos como madeira, metal, vidro e tecido.



Esta técnica é muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que se pode aplicar em qualquer objecto dando um acabamento maravilhoso e que feito executado fica lindíssimo.

Podia esticar-me mais um bocadinho, nesta introdução, mas acho que não valerá muito mais a pena.

Isto tudo porque, este fim-de-semana, andei metida nos guardanapos :D ….. Precisava de uma pequena travessa para colocar um galheteiro que tinha e achei numa loja maravilhosa no Sobral de Monte Agraço.

Para que não ficasse só branca, decidi aplicar guardanapo. Desta vez não tirei fotos durante o trabalho, mas espero que a explicação seja suficiente para que percebam que não é nada complicado.


Portanto… vamos aos materiais:

Travessa em chacota

Tinta branca

Guardanapo com azeitonas (porque é para suporte de galheteiro)

Cola para a aplicação do guardanapo

Pinceis

Verniz


Comecei por preparar a peça…. Por indicação da senhora da loja, passei a travessa de chacota por água, pois, como foi cozida a temperaturas muito elevadas, está muito seca e absorve imenso a tinta, neste caso a cor escolhida é branco, mas se fosse algo de muito colorido, a tinta iria ser muito absorvida, o que implicava muita tinta e o trabalho final podia não ficar muito bonito.

Depois de molhada, passei por toda a peça a tinta branca. Dei 2 demão para que ficasse com um melhor acabamento, mas pode dar-se quantas camadas de tinta se achar necessário. Enquanto esperava que a peça secasse, recortei o motivo que quis do guardanapo e separei as camadas até ficar só com a camada que tem o desenho. Normalmente os guardanapos têm 3 camadas, sendo que a terceira é a que está impressa.

Estando a peça seca, já se pode aplicar o guardanapo. Passei a cola de decoupage na peça esticando bem, para que fica bem uniforme, e depois apliquei o guardanapo, com muito cuidado para que não se rompesse. Passei a cola por cima do guardanapo, e utilizando o pincel, fui pressionando o guardanapo para retirar alguma bolha que pudesse ter ficado, mas sempre com muito cuidado. Agora é deixar secar e depois vou aplicar verniz brilhante. O que não aconteceu, pois já é muito tarde e toda a casa iria ficar a cheirar a verniz.




Atenção que não serve para colocar comida, nem para estar em contacto com algo que se vá comer depois…. Os produtos utilizados não servem para isso, pois são tóxicos. O produto final só serve mesmo para fins decorativos.




Sem comentários:

Enviar um comentário