terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mudanças

Bom dia.....

E nada melhor para terminar um ano (que não foi bom nem mau).... sim, eu sei que ainda falta um mês... mas já está quase a terminar, do que os mudanças.... neste caso vão ser mesmo feitas em casa, o que vai ser belissimo, pois já ando de olho numa cozinha nova, há uns tempos... e eis que ela vai chegar amanha!!!!

Por hoje, limpezas e dessarumações a todo o vapor...... pode ser que mais logo apareça por aqui...
Para já tenham um excelente dia, apesar de todo este frio....

Beijocas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Chainmaille

Numa das minhas muitas incursões na internet.... há procura de coisas novas e que me cativem..... acabei por descobrir esta técnica.
Não consegui encontrar tradução de chainmaille para portugues...... mas com uma pequena descrição, irão perceber o que isto é. Esta técnica consiste em ligar várias argolas de modo a formar um padrão, o melhor exemplo que existe são as armaduras de malha que os antigos guerreiros utilizavam.
Existem inumeros sites onde se podem ver exemplos da aplicação de chainmaille aos nossos tempos. Aqui posso deixar-vos alguns exemplos do que tenho vindo a experimentar:
Tenho mais algumas feitas... mas não estão terminadas... depois vou mostrando progressos.....

Técnicas : Decoupage…..





Vou abrindo, nos entretantos, estes posts, com algumas coisas que vou fazendo e uma breve explicação de como os fiz…. Espero que sejam uteis e que possam vir a servir para facilitar a vida a quem se queira iniciar nestas coisinhas lindas.





Esta técnica a maior parte deve de conhecer como a técnica do guardanapo, mas na realidade tem um nome mais pomposo.

Decoupage define-se como arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa “découpage” (existe aqui alguma controvérsia) significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objectos como madeira, metal, vidro e tecido.



Esta técnica é muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que se pode aplicar em qualquer objecto dando um acabamento maravilhoso e que feito executado fica lindíssimo.

Podia esticar-me mais um bocadinho, nesta introdução, mas acho que não valerá muito mais a pena.

Isto tudo porque, este fim-de-semana, andei metida nos guardanapos :D ….. Precisava de uma pequena travessa para colocar um galheteiro que tinha e achei numa loja maravilhosa no Sobral de Monte Agraço.

Para que não ficasse só branca, decidi aplicar guardanapo. Desta vez não tirei fotos durante o trabalho, mas espero que a explicação seja suficiente para que percebam que não é nada complicado.


Portanto… vamos aos materiais:

Travessa em chacota

Tinta branca

Guardanapo com azeitonas (porque é para suporte de galheteiro)

Cola para a aplicação do guardanapo

Pinceis

Verniz


Comecei por preparar a peça…. Por indicação da senhora da loja, passei a travessa de chacota por água, pois, como foi cozida a temperaturas muito elevadas, está muito seca e absorve imenso a tinta, neste caso a cor escolhida é branco, mas se fosse algo de muito colorido, a tinta iria ser muito absorvida, o que implicava muita tinta e o trabalho final podia não ficar muito bonito.

Depois de molhada, passei por toda a peça a tinta branca. Dei 2 demão para que ficasse com um melhor acabamento, mas pode dar-se quantas camadas de tinta se achar necessário. Enquanto esperava que a peça secasse, recortei o motivo que quis do guardanapo e separei as camadas até ficar só com a camada que tem o desenho. Normalmente os guardanapos têm 3 camadas, sendo que a terceira é a que está impressa.

Estando a peça seca, já se pode aplicar o guardanapo. Passei a cola de decoupage na peça esticando bem, para que fica bem uniforme, e depois apliquei o guardanapo, com muito cuidado para que não se rompesse. Passei a cola por cima do guardanapo, e utilizando o pincel, fui pressionando o guardanapo para retirar alguma bolha que pudesse ter ficado, mas sempre com muito cuidado. Agora é deixar secar e depois vou aplicar verniz brilhante. O que não aconteceu, pois já é muito tarde e toda a casa iria ficar a cheirar a verniz.




Atenção que não serve para colocar comida, nem para estar em contacto com algo que se vá comer depois…. Os produtos utilizados não servem para isso, pois são tóxicos. O produto final só serve mesmo para fins decorativos.




Fim de semana......





Uma parte da minha infância foi passada numa pequena aldeia que fica a meia hora de Lisboa, e quando preciso de inspiração e de fazer alguma coisa de útil é para lá que vou…. 





Além de lá ter uma hortinha, os meus pais vão lá passar metade da semana, e assim, sempre estou com os meus pais e faço alguma coisa (há que juntar o útil ao agradável).

Mas antes de me dedicar às minhas artes há sempre coisas a fazer, e neste caso fomos até ao terreno da minha primaça…. Claro que com o tempo que tem estado, nada melhor que me por a caminho com as minhas belíssimas galochas ;) 








Nesta altura do ano, não há grandes colheitas a fazer, mas o tomate-chinês (não sei o nome cientifico disto) está a ficar madurinho…..




Pena que a árvore não tenha muitos, pois bebi na Madeira poncha feita disto e era belíssima




E foi daqui que vieram as maravilhosas aboboras que viraram doce. 
A ameixoeira, pequenina ainda, já nos presenteia com umas florinhas... hum para o ano vamos ter doce e/ou licor destes frutinhos :


No terreno da minha primaça, ainda consegue haver algumas coisinhas, o limoeiro (do lado direito), que com este tempo se esforça para nos ir dando alguns limões,

 



a laranjeira, que está cheiinha de laranjas, mas vamos ter de esperar mais uns dias para que nos possamos deliciar com elas





os diospiros, que este ano, o clima não foi nada generoso com eles, e só deixou estes para recordação (para mim não faz problema… não é fruto que morra de amores).





A vinha já se está a preparar com a vestimenta de inverno






E a excelente plantação de alfaces…. O que é sempre bom, porque quando acabarem na minha horta sempre posso vir aqui buscar algumas ;) ….. é que é bom ter sempre algumas reservas, não me vá apetecer fazer dieta pela milésima vez :D





Pormenor… na aldeia a rede de telemóvel e a internet dependem da boa disposição do vento…. Isto porque não se instalou serviço de cabo… portanto as actualizações aparecem todas ao mesmo tempo…….

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Potinhos

Bem decidi que não vamos estar um ano a comer de de abobora cá em casa.... e para ter algo para fazer, fui arranjar ideias.

Fui de visita até ao Ikea com uma grande amiga e encontrei uns potinhos bem indicados para colocar doces, pois são daqueles com fecho hermético, e comecei por aí.... Trouxe os potinhos para casa.

Mas entretanto passei por uma loja de artes decorativas aqui em Odivelas (que já me tinham dado referencia, mas que não conhecia). Gosto imenso de poder entrar neste tipo de lojas e pedir conselhos, há sempre um conselho certo que podemos aproveitar. Queria algo referente ao Natal, mas sem com estrelinhas, pais natais e afins, a simpática senhora aconselhou-me uma pasta de moldar com uns brilhantes.... o que se está a tornar numa excelente ideia, pois estou a gostar imenso do resultado final.

Heis os materiais:


Claro que o frasquinho já foi lavado, e passei com alcool para retirar qualquer lixinho que teimasse em ficar.
Decidi aplicar a pasta de moldar, tipo esponjado:


Assim não se parece com nada, mas depois de seco fica bem giro
E eis os potinhos a secarem.... claro que pensei em po-los à janela, mas está a chover.... era capaz de não correr muito bem.

O resultado final:
Dá para ficar com uma ideia, mas a fotografia não está a ajudar muito......

P.S. proximo ano, curso de fotografia digital ;)

Depois mostro o resultado final, já com o doce.....

Beijoquinhas............................



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

E como nada se estraga....

Cá em casa, se possivel, e quando tenho paciencia, utilizo tudo que possa vir a ser util....... como fiz doce de abobora e nozes, aproveitei o que pude.....

Andei pela Net nas pesquisas e descobri que as pevides da abóbora fazem bem à saude e ficam muito bem em saladas........ ou simplesmente a acompanhar uma cervejinha fresquinha....
Então à medida que fui preparando a abóbora, fui separando as sementes, que enchi de sal e depois levei ao forno:
Acho que deviam de ser secas ao sol...... mas não achei que tivesse paciencia para as deixar secar assim..... então forno com elas.... tiveram cerca de 15/20 minutos.......... ficaram boas :)

Entretanto, e enquanto o doce ficava no ponto... e as pevides secavam, decidi aproveitar as cascas das nozes........... Descobri que não tinha cá em casa um alicate para abrir as nozes, abri as nozes com faca, e ficaram perfeitinhas para voltar a juntar :
Agora que estão juntas e já com uma fitinha dourada, só falta pintar e esperar por dia 8 de Dezembro para as colocar na minha árvore de Natal..........

Tarde de Inverno 2

Como tive de esperar que o doce ficasse feito, decidi experimentar fazer Licor de romã....
Já tinha umas romãs cá em casa há uns dias, e já estavam a ficar bem madurinhas..... o meu querido marido trouxe-me aguardente caseira, para os fritos do Natal.... mas por este andar a aguardente não vai chegar até lá...............

Receita:

3 romãs ( +- 500 grs de baguinhos)
200 grs de açucar
1 limão
350 ml de aguardente




Comecei por retirar todos os baguinhos das romãs para dentro de uma tacinha, reparei depois que tinha poupado trabalho se tivesse ir colocando para dentro da garrafa.... mas vamos sempre aprendendo :






Depois de os baguinhos estarem todos retirados e sem as partes brancas, passei tudo para dentro de uma garrafa e juntei o açucar, a raspa e o sumo do limão :

Mais uma vez..... o frasco do açucar foi uma prenda da minha mãe.... por pena minha ( e falta de jeito da fotografa) não se vêm as formigas :)

Depois de tudo misturado, durante 15 dias, esta mistura vai ficar a macerar dentro da garrafa :
que tenho de ir mexendo para ir desfazendo o açucar.... só depois vou juntar a aguardente.... e aí vai ficar mais 3 meses (minimo) para que o licor fique terminado ( esta garrafa vai ficar a dormir num sitio seco e escuro para que não fique estranho......... segundo dizem os entendidos na matéria)..... depois conto como ficou.........

Tarde de Inverno 1

Olá!!

Num dia de Inverno, e sem vontade de sair de casa, decidi experimentar em fazer doce de abobora e nozes.................... A minha prima deu-me umas aboboras e nozes, e para que a abobora não se estraguesse e de modo a que cá em casa, não andassemos a comer sopa de abobora durante um ano..... bora lá fazer um docinho que fica sempre bem, com uma bolachinhas salgadas ou então com um bom requeijão.


e estas  foram as aboboras que vieram da aldeia............. para terem uma ideia só utilizei metade da grande.

A receita que utilizei:
2 kgs de abobora
1 kg de açucar ( vi imensas receitas que utilizavam mais acuçar, mas decici cortar para não ficar muito doce)
sumo de uma laranja e meio limão
raspa de duas laranja
2 paus de canela
e nozes...........

Depois de ter cortado a abobora em pedaços pequenos, pus ao lume, com os paus de canela, o acuçar e o sumo de laranja e a raspa dessa mesma laranja.

Esperei que ficasse tudo cozido, retirei os paus de canela e passei com a varinha mágica.

Levei ao lume de novo, para que ficasse "no ponto".... ou seja, segundo a minha mãe, teria de tirar um pedacinho de doce para um prato e fazer um risco no meio do doce.... se a "estrada" não se juntasse logo, estava pronto............ aqui juntei um pouquinho de canela em pó ( ADORO canela :D ), o sumo de meio limão, a raspa da outra laranja e as nozes.......

Feito!!!!

Ainda estão a arrefecer.... pois vou colocar um pedacinho de pelicula aderente nos frasquinhos para que não entre ar......
Os frasquinhos são com o patrocinio da minha mãe que adora trabalhar com biscuit.........

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Olá

A minha primeira publicação no mundo dos Blogs........
Espero que seja a primeira de muitas.......